Uma foto mostra um gato conseguindo escapar de um açougueiro chinês que queria matá-lo, para que fosse servido no polêmico Festival de Yulin, onde cães e felinos são o prato principal.
Equipes de resgate da Human Society International’s chegaram a tempo de salvar a vida do animal, chamado de Huru. No último momento, eles o resgataram, assim como outros cães e gatos.O gato conseguiu escapar e foi salvo por uma instituição de caridade. O controverso Festival de Yulin, na China, tira a vida de milhares de animais abandonados ou roubados anualmente. Este ano, um pequeno gato branco foi fotografado escalando a lateral do matadouro, enquanto dezenas de outros felinos esperavam por sua sentença.
Huru foi limpo e agora está se recuperando. “Vejam que diferença algumas semanas fizeram a este gato”, escreveu a liga do salvamento no Facebook. “Huru foi destinado a um fim trágico no Festival de Yulin, na China. Hoje, ele encontrou uma nova vida nos braços da Washington Animal Rescue League.”
O gato vai passar algum tempo se adaptando a sua nova vida e, em seguida, esperar por uma família amorosa. De acordo com a Human Society, 10 milhões de cães são mortos para fins alimentares, anualmente, na China, com até 10 mil mortos apenas para o festival de Yulin.
O “festival” é realizado para marcar o início do solstício de verão e foi criado em 2010 como uma maneira de os comerciantes de carne de cachorro impulsionarem seus negócios. Muitos dos cães e gatos são animais de estimação perdidos que são transportados para o local do evento, por vários dias, muitas vezes sem comida e água, de acordo com a Human Society.